Fale com o governo

Acessibilidade

 

Os portais Institucionais do Governo do Distrito Federal foram pensados para se adequar às necessidades de todos os cidadãos incluindo as pessoas com deficiência.

 

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

 

Na parte superior, a direita do site existe o botão em que o usuário pode aumentar ou diminuir o tamanho da letra e alterar o contraste. O site também possui atalhos para programas leitores, botão acessível VLIBRAS, que permite acionar o interpretador. Desta forma, a pessoa com deficiência pode acessar de forma mais fácil os menus, conteúdos e rodapé.

 

Há ainda outras soluções disponíveis, e que são capazes de atender as pessoas com deficiência, por exemplo:

 

  1. Nos dispositivos móveis, smartphones e tablets, contam com ferramentas que sintetizam texto em áudio, como o Google Talk Back.
  2. Nos microcomputadores com o sistema operacional Microsoft Windows 10, há a solução integrada “narrador”, capaz de ler documentos e páginas de sites e sintetizar os textos em voz.
  3. No navegador Firefox, disponível para Windows, Mac OS e Linux, há solução integrada para leitura das páginas dos sites, que sintetiza texto em voz, conforme tela indicativa abaixo.

 

 

Leis e decretos distritais sobre acessibilidade:

 

 

 

Leis e decretos federais sobre acessibilidade:

 

Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros